quinta-feira, janeiro 25

Biografia de Atletas Portugueses





Carlos Lopes


O atletismo surgiu por acaso. Numa correria com amigos, durante a noite, ao voltar de um baile (correndo em parte para afastar o medo que o vento uivante lhe fazia), Carlos Lopes foi o primeiro, batendo um grupo de rapazes da sua idade que treinavam regularmente e já se dedicavam ao atletismo. Foi nesse grupo de adolescentes que nasceu a ideia de criar um núcleo de atletismo no Lusitano de Vildemoinhos.
A primeira prova oficial de Lopes foi numa corrida de São Silvestre; tinha 16 anos. Lopes ficou em segundo lugar, apesar da presença de corredores bem mais experientes. Pouco tempo depois, ganhou o campeonato distrital de Viseu de crosse, e quase de seguida foi terceiro no Campeonato Nacional de Corta-mato para juniores. Essa classificação, levou-o pela primeira vez ao Cross das Nações, em Rabat, Marrocoss. Lopes foi o melhor português, em 25º lugar. Lopes tinha então 17 anos.
Primeiro Campeonato do Mundo
Em 1976, Lopes ganha pela primeira vez o Campeonato do Mundo de Corta-mato, que nesse ano se realizava em Chepstown, no País de Gales. Como mais tarde viria a demonstrar, Lopes fez uma corrida demonstrando uma enorme autoconfiança, mostrando resistência, sentido táctico e muito boa final.
Era a primeira vez, desde há décadas, que Portugal conquistava uma medalha olímpica, e a primeira vez no atletismo.



Rosa Mota



Rosa Maria Correia dos Santos Mota, conhecida apenas por Rosa Mota, (Porto, 29de Junho de 1958) é uma atleta portuguesa já fora de actividade. Tornou-se conhecida principalmente pelas suas prestações na Maratona, sendo considerada por muitos como uma das melhores corredoras do século XX nessa especialidade.
Em criança corria pelas vielas da Foz para fugir ao medo do escuro. Nessa altura o atletismo não era a sua grande paixão, preferia a natação e o ciclismo. Foi obrigada a optar pelo atletismo porque era a modalidade mais económica.
Em 1980 conheceu José Pedrosa que viria a ser o seu treinador. A primeira maratona feminina que existiu, decorreu em Atenas na Grécia durante o Campeonato Europeu de Atletismo em 1982, foi também a primeira maratona em que Rosa Mota participou; embora não fizesse parte do lote das favoritas, Rosa bateu facilmente Ingrid Kristiansen e ganhou assim a sua primeira maratona.
Em 1980 , Rosa Mota padeceu de estranha doença : asma de esforço. Saiu do FC Porto e foi para o CAP. Valeu –lhe o médico e amigo José Pedrosa que a tratou e lhe lançou o desafio da maratona .
Nessa altura o seu treinador era Pompílio Ferreira.
Em 1982,em Atenas, sagrou-se Campeã da Europa exactamente no percurso feito pelo soldado Filipíades para anunciar a victória sobre Tebas na batalha de Maratona. Esta foi a primeira vez que correu uma marota.

CAMPEONATO DO MUNDO DE 83
Na Maratona do 1º Campeonato do Mundo de Atletismo, realizado em Helsínquia, Rosa Mota andou metade da Maratona no pelotão da frente. Depois caiu para o 10º lugar, recuperado muito na parte final. Ficou no que alguns consideram o pior dos lugares, o quarto, a 37segundos da medalha de bronze. Bateu claramente o seu record pessoal mas não chegou para medalhas.
Aos 20 km foi atacada pela dor ciática que a apoquentava havia dias. Reencontrou-se e passou muitos atletas.
O sucesso passou a ser uma das imagens de marca de Rosa Mota que invariavelmente, termina bem classificada em todas as maratonas de prestígio. Na primeira maratona olímpica que decorreu em Los Angeles em 1994, ganhou a medalha de bronze. O seu recorde pessoal da distância foi conseguido em 1985 na maratona de Chicago com o tempo de 2 horas, 23 minutos e vinte e nove segundos.
Em 1986 é campeã da Europa e em 1987, campeã do Mundo em Roma; em 1988, ganha o ouro olímpico em Seoul, quando a 2 quilómetros da meta atacou Lisa Martin, ganhando com treze segundos de avanço.
Em 1990 voltou a Boston para ganhar essa corrida pela terceira vez, vencendo desta vez Uta Pippig. Depois disso, Rosa foi a Split, defender o seu título de Campeã Europeia da Maratona. Atacando desde o início, Rosa Mota chegou a ter um avanço de um minuto e meio sobre Valentina Yegorova que no entanto, aos 35 quilómetros conseguiu apanhá-la; as duas lutaram arduamente pela vitória que no final, sorriu a Rosa Mota com apenas cinco segundos de vantagem. Até hoje (2005), a conquista da maratona por três vezes em Campeonatos do Mundo, tanto feminino como masculino, é um exclusivo de Rosa Mota
Considerada uma Embaixatriz do Desporto, ganhou o Prémio Abebe Bikila pela sua contribuição no desenvolvimento do treino das corridas de longa-distância. Este prémio foi-lhe atribuído no final da Corrida Internacional da Amizade, patrocinada pelas Nações Unidas e entregue antes da maratona de Nova Iorque.
A nossa Rosinha, como é carinhosamente apelidada por muitos portugueses, é uma das personalidades mais populares do desporto em Portugal no século XX, juntamente com Eusébio, Carlos Lopes e Luís Figo.
Em 2004, Rosa Mota transportou a chama-olímpica pelas ruas de Atenas antes dos Olimpíadas de 2004.
No Brasil, Rosa Mota também tem grande popularidade já que é a maior vencedora feminina de todos os tempos da mais famosa corrida de rua do país, a Corrida São Silvestre, disputada nas ruas de São Paulo anualmente no último dia de cada ano. Rosa venceu a prova por cinco vezes.



Francis Obirah Obikwelu



Francis Obirah Obikwelu (Onitsha, 22 de Novembro de 1978) é um atleta português nascido na Nigéria Obikwelu é especializado nos 100 e 200 metros.
E o actual recordista europeu do 100m com um tempo de 9,86s.
Ganhou a medalha de ouro no Campeonato da Europa de Atletismo de 2002, apesar de ter terminado em 2.º mas a vitória foi-lhe atribuida 4 anos depois face à revelação do uso de doping por parte do vencedor da corrida de 2002, Dwain Chambers. Venceu os 100m nos campeonatos europeus em 2006 com tempo de 9,99s e os 200m com 20,01s. Ganhou também a prata na prova dos 100 m nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 em Atenas. Foi a primeira medalha de sempre para Portugal em provas rápidas e foi também o record Europeu dos 100m livres com uns impressionantes 9,86s.

Da Nigéria para Portugal
Obikwelu radicou-se em Portugal com 16 anos, depois de aí participar no Campeonato do Mundo de Juniores de 1994. Depois de ser rejeitado pelo Benfica e pelo Sporting, Francis foi trabalhar para a construção civil no Algarve. Decidiu aprender o português e o seu professor ajudou-o nos contactos com o Belenenses, onde recomeçou a correr. Continuou no entanto a competir pelo seu país de origem.
Adquiriu a nacionalidade portuguesa em Outubro de 2001
A sua história de vida, a sua personalidade, os seus sucessos desportivos tornaram-no como uma figura popular no seu país adoptivo.
Actualmente treinas em Madrid, Espanha.





Trabalho de pesquisa elaborado por:
Cândida M.
António R.
Carolina C.
Raquel P.
Liliana O.

Etiquetas:

sábado, janeiro 20

Breve história do Basquetebol




O primeiro jogo

O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892 e visto apenas por funcionários da ACM. Só em 11 de Março aconteceu um jogo com a presença de público externo.

Duzentas pessoas viram os alunos vencerem os professores por 5 a 1.A novidade ficou confinado na ACM por dois anos, até que a União Atlética Amadora formalizou as regras. A primeira partida de basquetebol feminino aconteceu em 4 de Abril de 1896. A Universidade de Stanford vencer a Universidade da Califórnia.

A primeira bola de basquetebol

Em 1894,a empresa Chicope Falls, de Springfield, Massachusetts, produziu a primeira bola específica de basquetebol. Antes era usada uma de futebol.

Origem do basquetebol

Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Verificando que durante o tempo chuvoso de Inverno os seus alunos começavam a mostrar algum desinteresse pelas aulas de ginástica, que na altura era a única actividade que se podia praticar dentro do ginásio, procurou criar um jogo que servindo os objectivos da Educação Física os motivasse. A primeira ideia foi combinar elementos dos vários jogos já existentes. Começou por modificar o futebol americano, tornando-o menos violento. Mas habituados a atirarem-se para os seus adversários com toda a sua força, os alunos acharam esta versão "soft" uma verdadeira «piada»...
Naismith tentou então o futebol (soccer).
Depois de muitas biqueiradas e algumas janelas partidas, concluiu que tinha de inventar algo completamente inovador: «percebi que um indivíduo é fortemente influenciado pela tradição e que qualquer tentativa de modificar jogos já conhecidos seria sempre um fracasso. Tornou-se para mim evidente que era necessário um novo principio», escreveu no seu livro.

Porquê um cesto de pêssegos?

É nesta fase da história que surgem os cestos da colheita de pêssegos. Mas o que é que um cesto para guardar pêssegos tem de diferente de um para maçãs? Não se sabe, mas a verdade é que é assim que reza a história em todas as versões consultadas. Suspendeu então dois desses cestos nos topos do ginásio, onde os alunos deveriam introduzir a bola. No entanto, como os cestos tinham fundo, sempre que encestavam tinham que subir por uma escada para recuperarem a bola. O ritmo era por isso constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado vertia o fundo do cesto e a bola caía no chão. Só mais tarde é que o fundo foi retirado, dando uma maior dinâmica à partida.



BREVE HISTÓRIA DO BASQUETEBOL EM PORTUGAL




De uma forma sucinta, reveja os principais momentos do Basquetebol nacional, desde a introdução da modalidade no nosso país, em 1913, até à comemoração dos 75 anos da Federação Portuguesa de Basquetebol.


1891 – Dr. James Naismith inventou o jogo do Basquetebol

1913 – R. Horney introduz o Basquetebol em Portugal

1922 – O Basquetebol é divulgado em Coimbra e no Porto e disputa-se a 1º prova inter-regional, entre Lisboa, Porto e Coimbra, vencida pela última

1927 – A 17 de Agosto é fundada, no Porto, a Federação Portuguesa de Basquetebol

1931 – Disputa-se, no estádio do Lima (Campo de Futebol), no Porto, o 1º jogo internacional. Portugal defrontou a França tendo sido derrotado por 9-34.

1932 – A 18 de Junho é fundada a Federação Internacional de Basquetebol Amador (FIBA). Portugal é um dos 8 paises fundadores. 1933 – Disputa-se o 1º Campeonato de Portugal. O Conimbricense venceu e os restantes participantes foram: Académico, Fluvial, Guifões, FC Porto, Sp. Braga, Atlético de Braga e Sporting de Gouveia.

1934 – Primeiro encontro de Basquetebol feminino disputado em Portugal. A FPB passa para Lisboa devido à intervenção da Confederação Portuguesa de Desportos.

1936 – Joga-se Basquetebol pela primeira vez, oficialmente, como modalidade olímpica.

1943/44 – 1ª Taça de Honra, Actual Taça de Portugal, designação adoptada a partir de 1953/54. Vencedor da 1ª edição Atlético Clube de Portugal.

1963 – A Confederação Brasileira de Basquetebol confere à FPB a medalha de mérito.

1976 – O Basquetebol feminino torna-se modalidade olímpica.

1994/95 – As selecções nacionais femininas de cadetes, juniores e seniores alcançam pela primeira vez, o apuramento numa Fase de Qualificação dos respectivos Campeonatos da Europa.

1995/96 – Confirmada oficialmente a atribuição a Portugal da Organização do Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos. Disputa-se o 1º Campeonato da Liga Profissional.

1998 – Ticha Penicheiro torna-se na primeira jogadora portuguesa a disputar o Campeonato Profissional dos EUA (WNBA), integrando a equipa dos Sacramento Monarchs.

15 a 25 Julho de 1999 – A Federação Portuguesa de Basquetebol organiza o 6º Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos, constituindo um êxito nas cidades em que foi realizado – Porto, Almada, Aveiro, Faro e Lisboa – culminando com a presença recorde de mais de 12.000 pessoas no Pavilhão Atlântico para assistirem à final.

Novembro de 1999 – Paulo Pinto, então jogador do FC Porto, foi eleito pela FIBA como um dos 50 melhores jogadores da Europa e, nessa condição, incluído na lista de candidatos a integrar a selecção oeste do EURO ALL STAR.

2002 – No ano em que comemora os seus 75 anos, a FPB assiste ao desaparecimento do Capitão da Selecção Nacional, Paulo Pinto, jogador do Aveiro Basket, médico e que é apontado como um verdadeiro modelo e exemplo a seguir. Aos 75 anos a FPB continua apostada na revitalização e na permanente evolução da modalidade, criando a novel Final 8 e propondo a renovação dos restantes quadros competitivos com especial incidência no Campeonato da 1ª Divisão.


Trabalho de pesquisa realizado por:
Bruno F.
Cristina R.
Fábio F.
Maria T.
Vanessa O.

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 16

História do futsal em Portugal


O futebol foi introduzido em Portugal em 1888.
O primeiro jogo entre Lisboa e porto realizou-se em 1894, na presença do rei D. Carlos. Em 1904, surgui o Sporting Lisboa e Benfica. Em 1906 o Sporting Clube de Portugal e talvez o futebol Clube do Porto, visto que, sobre este último, se levantam hoje dúvidas – há quem defenda que foi no ano de 1893. Estes três clubes têm repartido entre si quase todos os títulos nacionais.

A nível de selecções, Portugal classificou-se em 3º lugar no campeonato do mundo, realizado na Grã-bretanha em 1966, e também em 3º lugar no campeonato da Europa de 1984.
Em 1989, foi campeão mundial de sub 20. Repetiu a mesma façanha em1991, no campeonato mundial realizado em Portugal.
O primeiro campeonato nacional realizou-se em 1921- 22 e foi seu vencedor do futebol Clube do Porto.
O primeiro encontro internacional realizou-se em Espanha, a 18 de Dezembro de 1921, em «Madrid», tendo ganho a equipa espanhola.
Os primeiros torneiros oficiais começaram em 1906 e 1907. Em 1909, Portugal filiou-se na Fifa.

Pesquisa feita por:
André Furtado
António Rodrigues
Helena Cimbron
José Luís Silva
5ºF

Etiquetas: