sábado, Janeiro 20

Breve história do Basquetebol




O primeiro jogo

O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892 e visto apenas por funcionários da ACM. Só em 11 de Março aconteceu um jogo com a presença de público externo.

Duzentas pessoas viram os alunos vencerem os professores por 5 a 1.A novidade ficou confinado na ACM por dois anos, até que a União Atlética Amadora formalizou as regras. A primeira partida de basquetebol feminino aconteceu em 4 de Abril de 1896. A Universidade de Stanford vencer a Universidade da Califórnia.

A primeira bola de basquetebol

Em 1894,a empresa Chicope Falls, de Springfield, Massachusetts, produziu a primeira bola específica de basquetebol. Antes era usada uma de futebol.

Origem do basquetebol

Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Verificando que durante o tempo chuvoso de Inverno os seus alunos começavam a mostrar algum desinteresse pelas aulas de ginástica, que na altura era a única actividade que se podia praticar dentro do ginásio, procurou criar um jogo que servindo os objectivos da Educação Física os motivasse. A primeira ideia foi combinar elementos dos vários jogos já existentes. Começou por modificar o futebol americano, tornando-o menos violento. Mas habituados a atirarem-se para os seus adversários com toda a sua força, os alunos acharam esta versão "soft" uma verdadeira «piada»...
Naismith tentou então o futebol (soccer).
Depois de muitas biqueiradas e algumas janelas partidas, concluiu que tinha de inventar algo completamente inovador: «percebi que um indivíduo é fortemente influenciado pela tradição e que qualquer tentativa de modificar jogos já conhecidos seria sempre um fracasso. Tornou-se para mim evidente que era necessário um novo principio», escreveu no seu livro.

Porquê um cesto de pêssegos?

É nesta fase da história que surgem os cestos da colheita de pêssegos. Mas o que é que um cesto para guardar pêssegos tem de diferente de um para maçãs? Não se sabe, mas a verdade é que é assim que reza a história em todas as versões consultadas. Suspendeu então dois desses cestos nos topos do ginásio, onde os alunos deveriam introduzir a bola. No entanto, como os cestos tinham fundo, sempre que encestavam tinham que subir por uma escada para recuperarem a bola. O ritmo era por isso constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado vertia o fundo do cesto e a bola caía no chão. Só mais tarde é que o fundo foi retirado, dando uma maior dinâmica à partida.



BREVE HISTÓRIA DO BASQUETEBOL EM PORTUGAL




De uma forma sucinta, reveja os principais momentos do Basquetebol nacional, desde a introdução da modalidade no nosso país, em 1913, até à comemoração dos 75 anos da Federação Portuguesa de Basquetebol.


1891 – Dr. James Naismith inventou o jogo do Basquetebol

1913 – R. Horney introduz o Basquetebol em Portugal

1922 – O Basquetebol é divulgado em Coimbra e no Porto e disputa-se a 1º prova inter-regional, entre Lisboa, Porto e Coimbra, vencida pela última

1927 – A 17 de Agosto é fundada, no Porto, a Federação Portuguesa de Basquetebol

1931 – Disputa-se, no estádio do Lima (Campo de Futebol), no Porto, o 1º jogo internacional. Portugal defrontou a França tendo sido derrotado por 9-34.

1932 – A 18 de Junho é fundada a Federação Internacional de Basquetebol Amador (FIBA). Portugal é um dos 8 paises fundadores. 1933 – Disputa-se o 1º Campeonato de Portugal. O Conimbricense venceu e os restantes participantes foram: Académico, Fluvial, Guifões, FC Porto, Sp. Braga, Atlético de Braga e Sporting de Gouveia.

1934 – Primeiro encontro de Basquetebol feminino disputado em Portugal. A FPB passa para Lisboa devido à intervenção da Confederação Portuguesa de Desportos.

1936 – Joga-se Basquetebol pela primeira vez, oficialmente, como modalidade olímpica.

1943/44 – 1ª Taça de Honra, Actual Taça de Portugal, designação adoptada a partir de 1953/54. Vencedor da 1ª edição Atlético Clube de Portugal.

1963 – A Confederação Brasileira de Basquetebol confere à FPB a medalha de mérito.

1976 – O Basquetebol feminino torna-se modalidade olímpica.

1994/95 – As selecções nacionais femininas de cadetes, juniores e seniores alcançam pela primeira vez, o apuramento numa Fase de Qualificação dos respectivos Campeonatos da Europa.

1995/96 – Confirmada oficialmente a atribuição a Portugal da Organização do Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos. Disputa-se o 1º Campeonato da Liga Profissional.

1998 – Ticha Penicheiro torna-se na primeira jogadora portuguesa a disputar o Campeonato Profissional dos EUA (WNBA), integrando a equipa dos Sacramento Monarchs.

15 a 25 Julho de 1999 – A Federação Portuguesa de Basquetebol organiza o 6º Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos, constituindo um êxito nas cidades em que foi realizado – Porto, Almada, Aveiro, Faro e Lisboa – culminando com a presença recorde de mais de 12.000 pessoas no Pavilhão Atlântico para assistirem à final.

Novembro de 1999 – Paulo Pinto, então jogador do FC Porto, foi eleito pela FIBA como um dos 50 melhores jogadores da Europa e, nessa condição, incluído na lista de candidatos a integrar a selecção oeste do EURO ALL STAR.

2002 – No ano em que comemora os seus 75 anos, a FPB assiste ao desaparecimento do Capitão da Selecção Nacional, Paulo Pinto, jogador do Aveiro Basket, médico e que é apontado como um verdadeiro modelo e exemplo a seguir. Aos 75 anos a FPB continua apostada na revitalização e na permanente evolução da modalidade, criando a novel Final 8 e propondo a renovação dos restantes quadros competitivos com especial incidência no Campeonato da 1ª Divisão.


Trabalho de pesquisa realizado por:
Bruno F.
Cristina R.
Fábio F.
Maria T.
Vanessa O.

Etiquetas: