quinta-feira, fevereiro 1

Os dinossauros





"Os dinossauros viveram durante 135 milhões de anos, numa época chamada o mesozóico ou era secundária que se divide em períodos muito diferentes: o Triásico, o Jurássico e o Cretácico.
No Triásico
É o primeiro e o mais curto período da era dos dinossauros.Começa há 240 milhões de anos. No mar, numerosos répteis evoluem entre os peixes, os corais e os mariscos. No ar, planam répteis voadores gigantes sobre as árvores. Por todo o lado, o clima é quente e seco: a maior parte da Terra assemelha-se a um vasto deserto desprovido de vegetais. Pelo contrário, junto dos rios e dos pântanos, florestas de fetos, de coníferas, de cavalinhas e de árvores com aspecto de palmeiras aproveitam a humidade para se desenvolveram.
É o paraíso dos crocodilos e dos lagartos, das tartarugas primitivas e dos insectos. Aparecem os primeiros dinossauros, entre eles alguns grandes herbívoros.
No jurássico.
Há 200 milhões de anos, o clima já não é o mesmo.
Uma vegetação luxuriante cobre toda a superfície da Terra que se assemelha a uma imensa floresta tropical, favorecida pelo calor e pela humidade. Plantas gigantes, fetos de todo o género, folhas de coníferas, insectos e lagartos fornecem uma alimentação abundante aos diferentes grupos de dinossauros que se multiplicam. No céu voam já os antepassados aves.
No Cretácio
ATerra adquire cores.
Durante esse período, que começa há 140 milhões de anos, a terra adquire pouco a pouco a sua forma actual: os continentes começam a dividir-se, aparecem cadeias de montanhas e o clima continua a evoluir. Os primeiros esboços de estações arrefecem o globo em diferentes épocas do ano, mais ainda, há muito calor por todo o lado. A grande revolução é o aparecimento das flores: a Terra adquire as cores e os odores das magnólias! A princípio pouco númerosas, as flores diversificam-se e multiplicam-se rapidamente, transformando a Natureza e, portanto, o regime alimentar dos animais. Os dinossauros herbívoros têm uma necessidade enorme de vegetais, mas infelizmente algumas plantas desaparecem, o que, obriga os herbívoros a comer plantas com flores que, por vezes, podem envenená-los, por causa das substâncias químicas que segregam. Será esse problema de alimentação uma das causas do seu desaparecimento? O mistério continua."


Texto retirado do livro: Dinossauros e Animais Desaparecidos, col. Imagem - Descoberta do Mundo, ed. Fleurus


Trabalho de pesquisa realizado por: Alexandre C. e Pedro T.
Ilustrações de: Humberto M. e Rui R.

Etiquetas: